top of page

002 Prece de Caritás

Nossa casa é universalista e não prega doutrinas.

Esse Blog objetiva apresentar informações sobre ayahuasca, espiritualidade, crenças e desenvolvimento pessoal.

Você pode ver esse conteúdo em nosso canal do Youtube, Instagram, Facebook, TikTok e X.


Considerando isso, vamos ao conteúdo.

 

Você conhece a prece de Caritás?

Ela é muito utilizada no meio espírita. Sua história remonta ao século 19, no começo do espiritismo.

De acordo com "O Evangelho segundo o Espiritismo", capítulo 1, item 5, "O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal; ele o mostra a nós, não mais como coisa sobrenatural, mas, ao contrário, como a fonte de uma multidão de fenômenos até então incompreendidos e relegados.".

A doutrina do espiritismo foi compilada por Allan Karkec, em suas diversas obras. Allan Kardec teria sido o nome de um druida que viveu em épocas remotas e seu espírito teria reencarnado em Léon Hippolyte Denizard Rivail, nome original do fundador do espiritismo.

Leon nasce em 1804, em Lyon, França. Tinha boas condições financeiras e, por isso, estudou na Suíça.

Primeiramente dedicou-se a publicar obras na área de pedagogia e educação. Em 1854 ficou sabendo do fenômeno das mesas girantes, embora não tenha dado atenção à época. Foi convencido a participar de uma reunião por um amigo. Passou então a estudar o assunto, o que chegou à publicação de "o Livro dos Espíritos", em 1857. A partir daí, dedicou todo o seu tempo na codificação da doutrina do espiritismo. Leon fez a passagem em 1869.

Para elaborar a doutrina do espiritismo, Allan Kardec contou com diversas contribuições. Dentre elas, da Madame Krell.

Esta foi considerada uma importante médium psicografa, participante do grupo de Bordeaux, na França. Psicografou diversos autores de prosa e verso. Entre eles, Allan Poe.

Publicou o livro "Rayonnements de la Vie Spirituelle", no qual se encontra a "Prece de Caritás".

Na noite de Natal de 1873, a suave Caritás teria ditado os versos da prece a Madame Krell.

O espírito de Caritás, de acordo com as crenças espíritas, merece atenção e detalhamento.

Caritás teria sido a Santa Irene da Igreja Católica, que viveu em Roma, no reinado de Diocleciano. Essa correlação foi registrada pelo próprio Allan Kardec na Revista Espírita de 1862, página 52.

Durante o reinado de Diocleciano ocorreu a última perseguição oficial contra o cristianismo, sendo chamada de "Perseguição de Diocleciano" ou "Grande Perseguição". Muitos historiadores consideraram esse o pior período para os cristãos, enquanto outros consideram que os registros foram exagerados. Muitas das vítimas no período viriam a ser veneradas como mártires, como Cosme e Damião, Inês de Roma, Jorge da Capadócia e Santa Irene.

Em um de seus éditos, Diocleciano proibiu o porte e guarda de escritos que pregassem o cristianismo. Os livros deveriam ser entregues às autoridades para serem queimados.

Irene era ainda jovem quando se converteu ao cristianismo, juntamente com suas irmãs Ágape e Quilônia. As três irmãs eram parte de uma família pagã de Tessalônica, Grécia.

Elas possuíam diversos livros da Sagrada Escritura, pois os utilizavam para pregar o evangelho.

Após serem denunciadas, foram encontrados diversos livros da Bíblia em sua casa. Ágape e Quilônia foram presas e interrogadas. Para salvarem suas vidas, deveriam acender incensos a falsos deuses, queimar suas Bíblias e renegar a Cristo. Por se recusarem a negar sua fé foram queimadas vivas.

Irene havia fugido para as montanhas. No dia do martírio de suas irmãs, foi encontrada e presa. As autoridades locais a enviaram para um prostíbulo, porém, ninguém a tocou. Após isso foi interrogada e condenada. O carrasco rasgou suas roupas em praça pública e lhe queimaram viva.

O culto a Santa Irene é forte no oriente e no Ocidente. A festa de Santa Irene ocorre em 5 de abril, dia em que recebeu a palma de martírio, no ano de 304.

Entendidas as conexões entre os personagens relacionados, conheça  a "Prece de Caritas".

 

Deus nosso Pai, que Sois todo poder e bondade, dai a força àqueles que passam pela provação,

Dai luz àqueles que procuram a verdade, ponde no coração do homem a compaixão e a caridade.

Deus, dai ao viajante a estrela guia, ao aflito a consolação, ao doente o repouso.

Pai, dai ao culpado o arrependimento, ao espírito a verdade; à criança o guia; ao órfão o pai.

Que a vossa bondade se estenda sobre tudo o que criaste.

Piedade, Senhor, para aqueles que não Vos conhecem, e esperança para aqueles que sofrem.

Que a Vossa bondade permita aos Espíritos consoladores derramarem por toda parte a paz, a esperança e a fé.

Deus, um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a terra, deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão, todas as dores acalmar-se-ão.

Um só coração, um só pensamento subirá até Vós, como um grito de reconhecimento e de amor.

Como Moisés sobre a montanha, nós vos esperamos com os braços abertos.

Ó! Bondade, Ó! Poder, Ó! Beleza, Ó! Perfeição, queremos de alguma sorte merecer Vossa misericórdia.

Deus, dai-nos a força no progresso de subir até Vós, dai-nos a Caridade pura; dai-nos a fé e a razão, dai-nos a simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde refletirá um dia a Vossa Santíssima imagem.

Assim seja!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

001 Cruz de Caravaca

Nossa casa é universalista e não prega doutrinas. Esse Blog objetiva apresentar informações sobre ayahuasca, espiritualidade, crenças e...

Comments


bottom of page